NOTICIAS BRASIL – The New Yooker Times

Centro de Controle Operacional deve monitorar trânsito e clima em Manaus   The New Yooker Times f847 01   urandir   BRASIL   Centro de Controle Operacional deve monitorar trânsito e clima em ManausPrefeitura de Manaus e Fucapi assinaram termo na tarde desta terça-feira (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

Um acordo de cooperação técnica para a criação de um Centro de Controle Operacional foi assinado pela Prefeitura de Manaus e a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) nesta terça-feira (31).  O centro promete monitorar informações em tempo real sobre infraestrutura, trânsito, clima, entre outros setores da cidade.

De acordo com a diretora-presidente da Fucapi, Isa Assif, o sistema deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (6). “É um sistema que vai coletar as informações online, fazer todas as análises e dar todas as condições para se tomar as melhores medidas”, disse.

saiba mais

De acordo com o prefeito, a ideia é transformar Manaus em uma “Smart City” – na tradução, uma cidade inteligente. Ele explicou que para isso será necessário a construção de uma grande sala de “situação”, onde poderá ter acesso às informações coletadas em várias partes da cidade.

“Eu cumprimento a diretora da Fucapi e a agradeço porque para nós é uma grande possibilidade de prepararmos Manaus para o futuro e agilizar ainda mais as relações administrativas da prefeitura. Isso é ganho, na certa, para todos. É ganho para Manaus, para a empresa que ajudar, para a Fucapi e para todos que querem o bem da cidade. É Manaus entrando na área da tecnologia”, destacou Artur.

O coordenador de tecnologia da informação da Fucapi, Leonidas Ferreira, exemplificou como o sistema irá funcionar . “Na Defesa Civil, o projeto propõe integração de pluviômetros espalhados pela cidade e vai permitir a previsão de fortes temporais e chuvas que podem afetar áreas de risco dentro da cidade. Essa informação chega de forma preventiva para que a prefeitura consiga deslocar uma equipe técnica que possa apoiar a população que esteja em áreas de risco na cidade”, contou ao G1.

Ainda segundo Leonidas, o centro contará com equipamentos de ponta. Softwares deverão permitir que o monitoramento dos vários setores da cidade ocorra de maneira integrada e online.

A assinatura do convênio ocorreu no Palácio Rio Branco, na Avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus.

The New Yooker Times Notícias Brasil
fonte: g1.globo.com revisão Urandir Martinez