The New Yooker Times Educação by G1
Diagnóstico da rede estadual do RJ apresenta resultados ruins em matemática e português   The New Yooker Times e880 17educa   urandir   EDUCACAO   Diagnóstico da rede estadual do RJ apresenta resultados ruins em matemática e português
Teste foi voluntário; média em português ficou em 5,5; em matemática, 2,8. O resultado do Programa Conhecer, um diagnóstico de como vai a rede estadual de ensino do RJ, apresentou notas baixas em português e matemática. O RJ1 teve acesso com exclusividade ao boletim, que também classificou as escolas em cada disciplina.
A média das notas em português ficou em 5,5, de um total de 10; em matemática, o desempenho foi ainda pior: 2,8.
A avaliação foi aplicada em abril a estudantes de fim de ciclo – o nono ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. A participação não foi obrigatória, mas, dos 110,5 mil alunos dessas séries, 84 mil fizeram o teste (ou três em cada quatro).
“Os índices do nosso estado são ruins há muito tempo”, ressalta Patricia Barone, professora da UFRJ.
“A saúde da educação do estado está doente. Quando uma pessoa está doente, o médico faz os exames nela e depois propõe um tratamento. No Rio de Janeiro, com as questões da educação, tem sido diferente. A gente examina, examina, examina, mas não propõe as soluções”, explica.
Campos se destaca
Vieram de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, as melhores médias. Em matemática, o Colégio Leoncio Pereira Gomes tirou 6,9; em português, o João Borges Barreto obteve 7,6.
O pior resultado em matemática foi em Barra do Piraí, no sul do estado: 1,3 no Colégio Senador Paulo Fernandes. Em português, com 2, foi o Pedro Soares, de Angra dos Reis.
O estado acredita que o Programa Conhecer vai ajudar a identificar as necessidades de cada escola e mudar essa situação.
“Nós vamos fazer um reforço em matemática e português já a partir do próximo ano”, prometeu o secretário de Educação do estado, Pedro Fernandes.
“Vamos ampliar a carga horária delas, para que a gente possa entregar alunos com uma formação melhor”, emendou.
Ciep Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil – Estados Unidos, em Nova Iguaçu
Reprodução/TV Globo

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com