The New Yooker Times Educação by G1
Prefeitura confirma primeira morte por coronavírus em Juiz de Fora   The New Yooker Times c9f9 0000 sede pjf 165349   urandir   EDUCACAO   Prefeitura confirma primeira morte por coronavírus em Juiz de Fora
Vítima é José Luiz Rezende Pereira, professor da UFJF e por dois mandatos vice-reitor da instituição. A informação ainda não consta nos boletins do Estado e do Ministério da Saúde Prefeitura de Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora confirmou na manhã desta quarta-feira (8) a primeira morte por coronavírus na cidade. A informação ainda não consta nos boletins do Governo de Minas Gerais e do Ministério da Saúde.
A vítima é José Luiz Rezende Pereira, de 70 anos, que era professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e que por dois mandatos foi vice-reitor da instituição, que decretou luto por causa do óbito. (saiba mais abaixo).
Professor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, é a primeira vítima do coronavírus em Juiz de Fora
Alexandre Dornelas/UFJF
De acordo com a Prefeitura, ele estava internado em um hospital na rede particular e morreu na terça-feira (7). Ao G1, o Executivo explicou que o paciente tinha hipertensão arterial e teve exame confirmado para Covid-19.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima tinha histórico de viagem nacional exatamente 14 dias antes do início dos sintomas e não foi possível estabelecer o vínculo epidemiológico de transmissão importada ou local.
Conforme apuração da reportagem, José Rezende foi cremado na tarde desta quarta no município de Matias Barbosa.
Na terça-feira, o G1 mostrou que Juiz de Fora tinha mais de mil casos suspeitos de coronavírus, 49 confirmados e quatro óbitos em investigação de acordo com boletim municipal.
UFJF decreta luto
A instituição divulgou no final da manhã desta quarta o decreto de luto oficial por três dias pela morte do professor José Luiz Rezende Pereira.
Na nota, a instituição destacou que ele pertencia ao quadro da instituição desde 1993, no Departamento de Energia Elétrica, tendo sido vice-reitor da UFJF na gestão do professor Henrique Duque, entre 2006 e 2014.
“José Luiz Pereira tinha 70 anos, aposentou-se em 2018, mas permanecia como pesquisador ativo, atuando junto a importantes projetos na área de geração de energia. Era coordenador do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge)”, informou a nota.
O atual reitor, Marcus David, lamentou a morte do professor.
“Recebemos a notícia do falecimento do professor José Luiz Rezende Pereira com profundo pesar. Ele foi um nome marcante na história da UFJF, seja como docente, pesquisador e liderança. Também marcou sua trajetória quando vice-reitor. Uma perda enorme para a Universidade e a academia”.
Além do reitor, diretos, professores, alunos e ex-alunos divulgaram mensagens nas redes sociais lamentando pela morte do professor. José Luiz Rezende Pereira deixa a esposa e três filhos.
Initial plugin text

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com