The New Yooker Times Educação by G1
UFV está entre os 2% de instituições de ensino com nota máxima em avaliação do MEC   The New Yooker Times 8050 uv medicina   urandir   EDUCACAO   UFV está entre os 2% de instituições de ensino com nota máxima em avaliação do MEC
O Índice Geral de Cursos foi divulgado desta quinta-feira (12) e avalia a qualidade das instituições do país. Universidade Federal de Viçosa, UFV
UFV/Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (12) o Índice Geral de Cursos (IGC) referente a 2018. De acordo com os dados, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve nota máxima, o que ocorreu com apenas 2% das instituições de ensino do Brasil.
O IGC avalia a qualidade das instituições do país e integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), ao lado do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC). A escala vai de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é a nota máxima.
Veja também: lista de cursos com nota máxima na avaliação
Os dados determinam parâmetros para o MEC definir a participação das instituições de ensino superior em programas do governo, entre outros pontos. Em caso de sucessivas notas insatisfatórias, pode haver sanções.
Em Minas Gerais, apenas três instituições federais tiveram nota máxima na avaliação do MEC. Além da UFV, também receberam 5 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Lavras.
Confira abaixo a lista com todas as instituições federais de ensino que tiveram nota máxima:
Universidade Federal de Lavras (MG)
Universidade Federal de Viçosa (MG)
Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
Universidade Federal do Paraná (PR)
Instituto Militar de Engenharia (RJ)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)
Universidade Federal de Santa Catarina (SC)
Fundação Universidade Federal do Abc (SP)
Universidade Federal de São Carlos (SP)
Universidade Federal de São Paulo (SP)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP)
Enade
Em outubro, o G1 divulgou a edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que revelou que dez cursos de universidades públicas receberam notas máximas na Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Na avaliação, a UFV participou com três cursos. Os de Administração e Direito receberam nota 5. Já o de Ciências Econômicas obteve o conceito 4.
Assim como a UFV, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), três cursos estiveram presentes no Exame Nacional. Administração e Psicologia tiraram nota 5 e Ciências Econômicas, 4.
Na Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF), os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito diurno, Direito noturno, Psicologia e Turismo obtiveram conceito máximo (nota 5).
Os cursos de Design, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Serviço Social obtiveram conceito 4 na avaliação do Enade.

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com