The New Yooker Times Educação by G1
Unicamp 2019: abstenção sobe e chega a 13,6% no 2º dia da segunda fase do vestibular   The New Yooker Times 301e add0963a fe56 4004 a254 353c23d0b277   urandir   EDUCACAO   Unicamp 2019: abstenção sobe e chega a 13,6% no 2º dia da segunda fase do vestibular
Universidade aplicou questões de matemática, geografia e história nesta segunda-feira (14). Candidatos durante a 2ª fase do vestibular 2019 da Unicamp
Ana Letícia Lima / G1
O segundo dia de provas da segunda fase do vestibular 2019 da Unicamp teve aumento na abstenção e chegou a 13,6% nesta segunda-feira (14), segundo a comissão organizadora do processo seletivo (Comvest). Ao todo, 2,5 mil dos 18,9 mil classificados para esta etapa deixaram de fazer as provas de matemática, geografia e história. No domingo, o índice foi de 12,7%.
As avaliações foram aplicadas em 16 cidades de São Paulo e mais cinco capitais. Não houve incidentes e, em nota, o coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto, destacou que os temas não apresentaram aos candidatos dificuldade na leitura e interpretação dos textos.
Os maiores percentuais de ausentes, de 36,2% e 25,7%, voltaram a ser registrados respectivamente em Fortaleza (CE) e Curitiba (PR). Para a universidade, os valores foram influenciados no primeiro caso porque a Universidade Estadual do Ceará (UECE) também aplicou provas nesta semana; e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) já divulgou a lista de aprovados no vestibular.
Além disso, a comissão organizadora destacou que o número de candidatos presentes no primeiro dia da segunda fase foi recorde e que, por isso, os índices estão dentro das expectativas.
Números da 2ª fase do vestibular da Unicamp
No domingo, a prova de redação abordou como temas a “doutrinação ideológica na sala de aula” e a relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB). Os estudantes destacaram que as questões exigiram atenção com enunciados.
Calendário
A segunda fase do vestibular da Unicamp terá continuidade nesta terça-feira, com aplicação dos exames de física, biologia e química. Ao todo são seis questões dissertativas de cada disciplina.
As provas começam às 13h, mas os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência.
O que pode levar para a prova?
Documento de identidade original indicado na inscrição;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, sucos, doces;
É permitido uso de bermudas e vestimentas leves
O que NÃO pode levar?
Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.
Locais de prova
Além de 16 cidades paulistas, incluindo a capital, a segunda fase do vestibular será aplicada em outros estados. Salvador (BA) e Curitiba (PR) foram incluídas na lista da Unicamp neste ano, e as avaliações também serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
Outros formatos
O total de vagas disponíveis no vestibular 2019 diminuiu após a Unicamp adotar novos formatos para aumentar a inclusão social. Uma delas foi a reserva de 645 cadeiras para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o candidato teve a possibilidade de participar das duas seleções.
Além disso, a universidade estadual destinará 90 oportunidades a estudantes que foram premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos realizadas entre 2017 e o ano passado.
Calendário
Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
Matrícula não-presencial: 12 de fevereiro
Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro
Gabarito
As respostas esperadas pela Unicamp serão divulgadas a partir de quarta. Neste dia, a Comvest irá disponibilizar o gabarito das avaliações de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; enquanto que nos dois dias posteriores serão publicadas respectivamente as explicações para questões de matemática, geografia e história; e na sequência as de química, biologia e física.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com