The New Yooker Times Educação by G1
   urandir   EDUCACAO   Unicamp 2019: segundo dia de provas da 2ª fase tem questões de matemática, geografia e história
Exame terá quatro horas de duração e seis perguntas de cada disciplina. Portões são fechados às 13h. Candidatos realizam prova do primeiro dia da segunda fase do vestibular 2019 da Unicamp
Ana Letícia Lima / G1
Os 18,9 mil candidatos a uma vaga no vestibular da Unicamp convocados para a segunda fase realizam nesta segunda-feira (14) as provas de matemática, geografia e história. Com duração de quatro horas, os portões serão fechados às 13h. A recomendação é de que os candidatos cheguem ao local da prova com antecedência.
A segunda fase do vestibular da Unicamp é dividida em três dias de provas e neste ano será aplicada em 16 cidades do estado de São Paulo e em outras cinco capitais do país. São oferecidas 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação.
O vestibular 2019 é o primeiro a incluir o sistema de cotas étnico-raciais para elevar a inclusão na universidade.
Primeiro dia
No domingo (13) os candidatos enfrentaram o primeiro dia de exame com seis questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, além de duas redações.
Neste ano, o tema das redações girou em torno da doutrinação em sala de aula, com a proposta de produção de um abaixo-assinado em apoio a uma professora que teria sofrido ameaças anônimas, e um comentário em rede social sobre gráficos de índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB).
De acordo com a comissão organizadora (Comvest), o primeiro dia de provas teve abstenção de 12,7% dos candidatos. O índice é considerado dentro do esperado pela comissão.
Uma das questões da Unicamp citou a ex-vereadora do RJ Marielle Franco, no vestibular
Ana Letícia Lima / G1
O que levar para a prova?
Documento de identidade original;
Foto 3×4 recente;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, suco e lanches;
É permitido o uso de bermudas e vestimentas leves.
O que NÃO levar para a prova?
Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocados em embalagens fornecidas pela organização, só sendo permitido retirá-los após os candidatos deixarem o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova;
É permitido o uso de relógio para controlar o tempo, mas deve ser deixado no chão durante a prova.
Locais de prova
A Comvest alerta aos candidatos de outras cidades para que verifiquem com atenção o local onde irá realizar a prova, já que em alguns casos, houve mudança.
Mudança de cidades – vestibular 2019 da Unicamp
Formas de ingresso
O total de vagas disponíveis no vestibular 2019 diminuiu após a Unicamp adotar novos formatos para aumentar a inclusão social. Uma delas foi a reserva de 645 cadeiras para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o candidato teve a possibilidade de participar das duas seleções.
Além disso, a universidade estadual destinará 90 oportunidades a estudantes que foram premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos realizadas entre 2017 e o ano passado.
Calendário
Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
Matrícula não-presencial: 12 de fevereiro
Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro
O gabarito com as respostas esperadas das questões da segunda fase da Unicamp será divulgado no site da Comvest a partir do dia 16, quarta-feira, começando pela prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Na quinta-feira (17) serão divulgadas as respostas esperadas da prova de matemática, geografia e história. Já na sexta (18) o gabarito divulgado será das questões de física, química e biologia.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com