The New Yooker Times Educação by G1
Unicamp 2020: crônica sobre micromachismos foi proposta escolhida por 62% na prova de redação na 2ª fase, diz comissão   The New Yooker Times ef31 man vestibular 2fase 20200113 ajs 01   urandir   EDUCACAO   Unicamp 2020: crônica sobre micromachismos foi proposta escolhida por 62% na prova de redação na 2ª fase, diz comissão
Diretor destaca ‘apelo emocional’ e diz que resultado indica maior proximidade entre estudantes e tema. Gabaritos devem ser divulgados na quinta e 1ª chamada está prevista para fevereiro. Candidatos durante 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antonio Scarpinetti
Elaborar uma crônica sobre micromachismos na sociedade foi a proposta de redação escolhida por 62% dos participantes da 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp, segundo levantamento realizado pela comissão organizadora (Comvest). Ao todo, 12,2 mil candidatos participaram desta etapa de seleção para 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação. A 1ª chamada sai em fevereiro – veja abaixo calendário.
A outra proposta disponibilizada pela universidade estadual foi a elaboração de um texto para a plataforma podcast onde são relacionadas biodiversidade e sociodiversidade no Brasil. A 2ª fase do exame foi encerrada na segunda-feira e os gabaritos devem ser divulgados nesta quinta-feira (16).
O diretor da comissão, José Alves de Freitas Neto, avalia que o resultado indica maior proximidade entre os estudantes e o tema proposto, embora o gênero textual cobrado tenha sido uma crônica.
“O tema do micromachismo e as situações ali relatadas são conhecidas, vivenciadas no cotidiano de nossas vidas. Além disso, o assunto tem perpassado diferentes grupos sociais e, mesmo em um contexto complexo como o que estamos vivendo no mundo, a afirmação dos direitos das mulheres é uma pauta urgente”, destaca.
O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto
Antoninho Perri/SEC Unicamp
Sobre a segunda proposta, ele considera que os candidatos tinham condições de explorar o assunto e atender aos pedidos dela. Conduto, explica, não teve o mesmo “apelo emocional” do que a outra.
“Houve grande euforia por ver um texto para podcast, por ser uma mídia muito difundida entre os jovens, mas o assunto do micromachismo mostrou-se mais estimulante”, falou o diretor ao lembrar que acompanhou manifestações de estudantes nas redes sociais sobre as propostas da Unicamp.
2ª fase
Esta etapa do vestibular foi encerrada na tarde desta segunda-feira, com questões que foram desde a importância do “arroz e feijão” até debates na web sobre a negação do Holocausto.
Os exames foram aplicados em 17 municípios paulistas, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). As provas estão disponíveis no site da Comvest
Novo formato altera peso das notas
Esta é a primeira vez em que a 2ª fase do processo seletivo da universidade estadual teve dois dias de provas dissertativas – até a edição anterior eram três. No primeiro dia, além da redação, os candidatos precisaram resolver oito questões de português e duas interdisciplinares de inglês.
Já no segundo, foram seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e uma parte específica por área:
Candidatos em ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;
Candidatos em ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;
Candidatos em ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, incluindo conteúdos de Filosofia e Sociologia.
Freitas Neto destaca que a nova distribuição alterou a composição da nota para classificação.
“Até ano passado, a prova de 1ª fase equivalia a 30% da nota dos aprovados. Nesse ano, ela funcionou como um grande filtro, e houve aumento do peso da nota da 2ª fase. As provas dessa etapa passaram a valer 65% da nota final, sendo outros 20% para redação e 15% para a 1ª fase.”
Confira lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular
Veja as notas de corte para cada um dos cursos
Gabaritos das provas da 2ª fase serão divulgados na quinta-feira, diz comissão
Provas da segunda fase começam com temas inéditos na redação e abstenção de 10,2%
Cursos mais concorridos
Medicina (integral) – 11,86 candidatos por vaga (c/v)
Ciências do esporte (integral) – 8,38 c/v
História (integral) – 6,78 c/v
Engenharia de produção (integral) – 6,34 c/v
Farmácia (integral) – 6,23 c/v
Calendário
Provas de Habilidades Específicas – 20 a 24/1
Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial) – 10/2
Matrícula não presencial – 11/2
2ª chamada – 13/2
Matrícula não presencial da 2ª chamada – 14/2
Período para cancelamento de matrícula – 17 a 19/2
3ª chamada – 18/2
Matrícula não presencial da 3ª chamada – 19/2
4ª chamada – 21/2/2020
Matrícula presencial da 4ª chamada – 2/3
“A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet”, informa nota da Comvest. Segundo a comissão, a vaga só estará garantida após realização deste procedimento, entre 9h e 12h.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com