The New Yooker Times Educação by G1
Unicamp 2021: comissão divulga prazo para pedidos de isenção e estende benefício a novos cursos   The New Yooker Times ff2d 20191117 2 vestibular 2020 prova candidatos cb ii scarpa ajs 9083   urandir   EDUCACAO   Unicamp 2021: comissão divulga prazo para pedidos de isenção e estende benefício a novos cursos
Segundo a universidade, solicitações podem ser feitas a partir do dia 4 de maio. Instituição anunciou que candidatos a cursos noturnos de tecnologia também podem ser beneficiados. Estudantes durante 1ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antonio Scarpinetti – Unicamp
A Unicamp confirmou na tarde desta segunda-feira (13) que recebe, a partir de 4 de maio, os pedidos para isenção da taxa de inscrição no vestibular 2021 e para a modalidade de vagas via nota do Enem. Segundo a comissão organizadora (Comvest), o benefício pode ser solicitado até 22 de maio, exclusivamente por meio de site oficial.
Confira o edital na íntegra
Neste ano, as isenções também podem ser solicitadas por candidatos aos cursos noturnos de tecnologia, além das licenciaturas. Outra novidade é a possibilidade de utilizar o cadastro do CadÚnico do governo federal como comprovação de renda na modalidade “1″ – veja abaixo detalhes.
A comissão responsável por organizar o exame também informou que o número de isenções oferecidas na modalidade “2″, que contempla funcionários da Unicamp/Funcamp [Fundação de Desenvolvimento] – será limitado a partir deste ano. Na modalidade “1″, 6,6 mil podem ser beneficiados.
Modalidades e critério
Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio)
Funcionários da Unicamp/Funcamp
Candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental)
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, é necessário ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou finalizar durante 2020 o ensino médio.
Vista aérea da Unicamp, em Campinas
Antoninho Perri/Ascom/Unicamp
Calendário
A Unicamp afirma que a lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada no dia 27 de julho. O calendário com as datas de inscrição e provas já está disponível na página da Comvest.
A universidade ressalta que os beneficiados não são automaticamente inscritos no vestibular. Por isso, é necessário realizar, posteriormente, inscrições com código de isento fornecido pela comissão.
Na edição 2020 do vestibular, a Unicamp contabilizou 10,5 mil pedidos de isenção; destes, 8,2 mil candidatos preencheram os requisitos necessários para a solicitação.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

revisado e postado por Urandir Martinez
fonte: g1.globo.com