Notícias Internacionais – The New Yooker Times


Após saírem de acordo, EUA fazem teste com míssil de médio alcance   The New Yooker Times f3e7 inf   urandir   MUNDO   Após saírem de acordo, EUA fazem teste com míssil de médio alcance
Teste é o primeiro desde que o Pentágono decidiu deixar o Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário. O Pentágono informou nesta segunda-feira (19) que testou um míssil que atingiu seu alvo depois de percorrer mais de 500 km. Trata-se do primeiro teste desse tipo desde que os EUA abandonaram o tratado de desarmamento nuclear INF, assinado nos últimos anos da Guerra Fria.
Em comunicado, o Pentágono disse que o teste aconteceu no domingo, na ilha de San Nicolas, na Califórnia.
Os Estados Unidos deixaram formalmente o INF no início deste mês, depois de declararem que a Rússia descumpria o tratado, uma acusação que o Kremlin nega.
Temor de nova corrida armamentista
Presidente dos EUA, Ronald Reagan (à direita), e o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assinam o tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) na Casa Branca em 8 de dezembro de 1987
Reuters
O “Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário”, assinado pelo presidente americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev em dezembro de 1987, aboliu o uso de mísseis com alcance entre 500 e 5.500 km.
O acordo encerrou a crise dos mísseis europeus na década de 1980, provocada pela presença de ogivas nucleares SS-20 soviéticas dirigidas a capitais ocidentais, e foi considerado a pedra angular da arquitetura global do controle de armas.
O fim do tratado INF gera temores de uma nova corrida armamentista entre Moscou e Washington porque o acordo era visto como um dos dois principais de armas entre a Rússia e os Estados Unidos.

The New Yooker Times – Notícias Internacionais
fonte: g1.globo.com revisão Urandir Martinez