Notícias Internacionais – The New Yooker Times


Buscas por passageiros de avião do Chile que desapareceu continuam   The New Yooker Times 8359 ap19344605859912   urandir   MUNDO   Buscas por passageiros de avião do Chile que desapareceu continuam
Procuradores admitem ‘provável desastre’ e dizem que operação se concentra na procura por passageiros. Familiares de passageiros de avião que desapareceu se abraçam enquanto aguardam notícias em base militar em Santiago, no Chile, nesta terça-feira (10)
Luis Hidalgo/AP Photo
Continuaram nesta terça-feira (10) as buscas pelo avião Hércules C-130 da Força Aérea do Chile (FACh), que desapareceu com 38 pessoas a bordo quando seguia de Punta Arenas para a Base Presidente Eduardo Frei, na Antártica.
Segundo o jornal chileno “El Mercurio”, procuradores que dirigem as investigações admitem que houve um “provável desastre”. Porém, as autoridades reforçaram que a procura pelos passageiros continuará.
“Nossa prioridade são os passageiros. É isso que queremos conseguir com as diligências que estamos fazendo. Localizá-los é a prioridade”, afirmou Eugenio Campos, procurador regional de Magalhães.
Força Aérea do Chile mostra região onde de avião Hércules C-130 desapareceu
Em comunicado oficial, a Força Aérea chilena confirmou que a autonomia de voo da aeronave expirou no início da madrugada de terça. Assim, as autoridades passaram a considerar o Hércules C-130 um avião “sinistrado” — ou seja, que sofreu danos ou acidente.
Ao todo, estão participando das buscas dois navios mercantes, dois das forças armadas, 13 aviões e três satélites.
Foto de arquivo mostra um C-130 Hércules, modelo semelhante ao avião da Força Aérea do Chile que desapareceu na segunda-feira
Divulgação/ Fuerza Aérea de Chile
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou acreditar ainda que haja sobreviventes e pediu que as operações continuem “até que se esgotem todos os meios de busca”. O chileno cancelou a ida à posse do presidente da Argentina, Alberto Fernández, por causa do desaparecimento da aeronave.
Avião seguia à Antártica
General Eduardo Mosqueira mostra durante coletiva de imprensa na noite de segunda-feira (9) local onde avião desapareceu enquanto voava rumo a Antártica
AP Photo
As 38 pessoas a bordo — 17 tripulantes e 21 passageiros, incluindo três civis — viajavam para fazer manutenção em uma tubulação flutuante de óleo e outros equipamentos na Base Presidente Eduardo Frei.
Entre os três civis que viajavam no Hércules C-130, estava um jovem de 24 anos que participaria de um projeto de pesquisa e dois funcionários de uma empresa privada.
De acordo com as FACh, os dois pilotos tinham ampla experiência e o avião construído em 1978 estava em boas condições. Ainda segundo a autoridade militar, a aeronave fazia a rota entre Punta Arenas e a base na Antártica uma vez por mês.
Avião da Força Aérea do Chile desapareceu na segunda-feira enquanto seguia para a Antártica
Rodrigo Sanches/ G1

The New Yooker Times – Notícias Internacionais
fonte: g1.globo.com revisão Urandir Martinez