Notícias Internacionais – The New Yooker Times


Donald Trump visita imperador do Japão antes de encontro com o primeiro ministro Shinzo Abe   The New Yooker Times bc99 2019 05 27t012309z 1711526628 rc1d0e4142c0 rtrmadp 3 japan usa   urandir   MUNDO   Donald Trump visita imperador do Japão antes de encontro com o primeiro ministro Shinzo Abe
Após cerimônia no Palácio Imperial, residente dos EUA conversará sobre Coreia do Norte e comércio com o chefe do governo japonês. Donald Trump, presidente dos EUA, em visita ao imperador Naruhito, do Japão
Issei Kato/Reuters
Naruhito, o novo imperador do Japão, recebeu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Tóquio na manhã desta segunda-feira (27) – horário local. Foi a primeira visita oficial ao novo ocupante do Trono de Crisântemo, coroado em 1º de maio para dar início à era Reiwa.
Pouco depois, Trump se encontrou com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. O norte-americano confirmou que a Coreia do Norte – inimiga política do Japão – entrou na pauta da conversa. Além disso, os dois conversam sobre comércio e estratégias militares.
“As relações dos EUA com o Japão nunca estiveram tão boas. Vamos manter assim”, disse Trump.
Donald Trump, presidente dos EUA, durante reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe
Jonathan Ernst/Reuters
Apesar dos elogios ao Japão, Trump afirmou que há desequilíbrio na relação comercial com o Japão. O norte-americano anunciou que vai anunciar mudanças “positivas para os dois países”.
O presidente dos EUA está em visita oficial ao Japão desde o início do fim de semana. Na manhã de domingo, Trump jogou golfe com Abe e assistiu a uma partida de sumô, luta tradicional japonesa.
‘Confiança’ na Coreia do Norte
Donald Trump, presidente dos EUA, em visita ao Palácio Imperial do Japão
Issei Kato/Reuters
Em solo japonês, Trump tuitou no domingo que mantém confiança no líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apesar dos mais recentes lançamentos de mísseis de testes feitos pelo regime de Pyongyang.
“A Coreia do Norte testou algumas armas pequenas, que inquietaram alguém de minha equipe e outros, mas não a mim”, escreveu na sua conta do Twitter o presidente americano, que está em visita oficial ao Japão.
“Tenho confiança de que o presidente Kim manterá a promessa que me fez”, acrescentou Trump.
A Coreia do Norte lançou em 4 e 9 de maio vários mísseis balísticos de curto alcance, em testes que foram supervisionadas pelo ditador norte-coreano. Para alguns países, incluindo o Japão, estas operações violam as resoluções das Nações Unidas.

The New Yooker Times – Notícias Internacionais
fonte: g1.globo.com revisão Urandir Martinez