Notícias Internacionais – The New Yooker Times


Laboratório de Wuhan nega responsabilidade por surto de coronavírus   The New Yooker Times 6b5a wuhan   urandir   MUNDO   Laboratório de Wuhan nega responsabilidade por surto de coronavírus
EUA dizem investigar hipótese de que alguém tenha se infectado por um morcego no local e levado o vírus para fora sem querer. Governo chinês afirma que início do surto foi em um mercado de animais na cidade, 1º epicentro da doença. Imagem mostra dois profissionais da saúde checando um exame em Wuhan, no dia 16 de abril
Hector Retamal/AFP
O diretor do laboratório de segurança máxima na cidade chinesa de Wuhan, alvo de uma polêmica nos últimos dias sobre a origem do coronavírus, negou categoricamente neste sábado (18) a hipótese de que o vírus tenha saído do local.
“É impossível que esse vírus venha de nós”, disse Yuan Zhiming, diretor do laboratório Wuhan, em entrevista à mídia pública
A origem da pandemia de Covid-19 virou um motivo de disputa entre os Estados Unidos e a China. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o governo americano investiga rumores envolvendo um instituto de virologia da cidade de Wuhan, primeiro epicentro da doença.
Perguntado por um repórter se ele sabia de rumores de que a pandemia pode ter começado no instituto de virologia de Wuhan, Trump disse que “mais e mais, vem ouvindo essas histórias”, e que o governo americano está examinando a fundo o que chamou de situação horrível.
O laboratório de Wuhan estuda, entre outras coisas, coronavírus em morcegos. E estudos indicam que o vírus da Covid-19 veio de um morcego. A hipótese que Trump diz estar examinando é se alguém dentro do laboratório foi infectado por um animal e, sem querer, levou o vírus para fora.
Nenhum dos funcionários foi infectado, disse Yuan Zhiming ao canal CGTN. Ele acrescentou que “todo o instituto realiza pesquisas em diferentes áreas relacionadas ao coronavírus”.
O porta-voz do governo chinês disse, nesta sexta-feira (17), que os Estados Unidos querem confundir o público. E que rastrear a origem do vírus é uma questão científica séria que depende de análise profissional.
Qual a origem do vírus?
O mercado de frutos do mar de Wuhan Huanan, onde se suspeita que a nova cepa de coronavírus teria começado a se espalhar. O estabelecimento está fechado desde 21 de janeiro de 2020
Dake Kang/AP
Uma pesquisa de um grupo internacional de cientistas, publicada na revista científica Nature, uma das mais respeitadas do mundo, concluiu que o novo coronavírus não foi desenvolvido em laboratório.
O doutor Robert Gary, microbiólogo da Universidade de Tulane em Nova Orleans participou da pesquisa e disse ao Jornal Nacional que definitivamente o novo coronavírus é um produto da natureza.
O governo da China afirma que os primeiros doentes foram infectados num mercado de animais, em Wuhan. Mas um outro estudo, feito por pesquisadores chineses, contradiz essa informação.
Governos da China e dos EUA trocam acusações sobre a origem do novo coronavírus
A pesquisa publicada na revista The Lancet examinou pacientes internados com Covid-19 em Wuhan no mês de dezembro do ano passado, e indicou que a primeira pessoa com sintomas da doença não teve exposição ao mercado.
A França, onde vários dos cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan treinaram, divulgou um comunicado afirmando que não há nenhuma evidência que ligue o laboratório chinês com a origem da pandemia.
Initial plugin text

The New Yooker Times – Notícias Internacionais
fonte: g1.globo.com revisão Urandir Martinez