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Desempenho de estudantes do país em avaliação internacional mostra que não houve avanços nos últimos anos; Ministério da Educação reconhece estagnação e sem apresentar plano de ação cita ‘pacto federativo’ como solução para melhorias no ensino. Coletiva do MEC sobre o Pisa na manhã de terça-feira (3): Janio Macedo (esq.), Abraham Weintraub e Alexandre Lopes (dir.)
Divulgação/Luis Fortes/MEC
O Ministério da Educação defendeu nesta terça-feira (3) que o Brasil depende de um trabalho em conjunto com estados e municípios para sair da estagnação apontada pela edição 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).
“Estamos estagnados desde 2009”, disse o ministro da Educação Abraham Weintraub em coletiva de imprensa. “Estamos com o mesmo desempenho, estatisticamente, que 2009.”
O chefe da pasta prometeu se responsabilizar pelos resultados da próxima avaliação, que será realizada em 2021 e divulgada em 2022: “o próximo Pisa é minha responsabilidade, esse número tem que inflexionar.”
Brasil estagnado
As habilidades de leitura e compreensão de texto seguiram estagnadas na última década no Brasil. O Pisa indicou uma leve melhora em toda a série histórica, que começa nos anos 2000, entretanto a avaliação geral é que pouco mudou na última década.
Em 2000, a pontuação do Brasil nas habilidades de leitura era de 396 pontos. Em 2009, chegou a 412. Quase dez anos depois, em 2018, a pontuação foi de 413. As notas dos demais países variam de 340 a 555, na média, sendo que 400 pontos indicaria um nível básico de compreensão.
Entenda o que é o Pisa, a avaliação mundial de educação
Confira os resultados do Pisa:
Dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática
Em leitura, os dados do Brasil apresentam estagnação nos últimos dez anos
Entre os países da América Latina, o Chile teve o melhor desempenho e a República Dominicana teve o pior desempenho
Entre os países da América do Sul, a Argentina tem o pior resultado
‘Pacto federativo’
O secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, disse que espera realizar um trabalho conjunto com estados e municípios para reverter os resultados recentes da avaliação internacional.
“Esse pacto federativo é importantíssimo para que a sociedade civil, os políticos do Brasil, quer sejam estaduais ou municipais, congreguem suas forças em torno de uma estratégia que possa trazer frutos positivos para a sociedade brasileira.
Macedo ressaltou a importância da criação de uma “política com equidade” para melhorar a distância entre ricos e pobres e as diferencias regionais do país.
OCDE: 43% dos estudantes brasileiros têm nota abaixo do esperado no Pisa
Políticas recentes
Para Alexandre Lopes, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as políticas que foram adotadas nos últimos anos não conseguiram mostrar resultados nas avaliações do Pisa.
“A tendência é que a gente está andando de lado, não está evoluindo. É difícil piorar, porque a gente já está no final da tabela”, disse.
Por sua parte, o ministro da Educação apontou a gestão anterior, sem citar o governo Temer, como responsável pelos resultados apresentados nesta terça.
“[A estagnação é] integralmente culpa do PT [Partido dos Trabalhadores], integralmente culpa dessa doutrinação ‘esquerdófila’ sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade, e não quer ensinar a ler e escrever”, disse o ministro.
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Fonte: g1.globo.com

fonte: Band Notícias – revisão de Urandir Martinez

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