Notícias Internacionais – The New Yooker Times


Pesquisadora italiana recebe prêmio de instituto brasileiro por estudo sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)   The New Yooker Times 5926 pesquisa ela paulo   urandir   MUNDO   Pesquisadora italiana recebe prêmio de instituto brasileiro por estudo sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Instituto Paulo Gontijo (IPG) seleciona pesquisas de excelência que buscam a cura ou a melhora da qualidade de vida de portadores da ELA. Marcela Gontijo, Presidente do IPG, e Laura Ferraioulo, vencedora do prêmio.
Divulgação
A cientista italiana Laura Ferraioulo, do Sheffield Institute of Translational Neuroscience, da Universidade de Sheffield recebeu nesta quarta-feira (4), na Austrália, o prêmio Paulo Gontijo, dedicado a pesquisas sobre as causas e a cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A vencedora receberá a quantia de 20 mil dólares.
Brasileiros participam de pesquisa sobre genes da ELA
Anualmente, o Instituto Paulo Gontijo, com parcerias internacionais, destaca trabalhos que visam encontrar respostas para a doença que atinge o sistema nervoso de forma progressiva e degenerativa.
O trabalho premiado foi realizado por um grupo de neurocientistas que têm se dedicado a identificar como a comunicação entre moléculas que estão no interior das células podem ajudar na sobrevivência dos neurônios. A descoberta da cientista pode influenciar no tratamento da ELA.
Brasil participa de pesquisa internacional para desvendar a esclerose lateral amiotrófica
Segundo a Associação Pró-crua da ELA, existem cerca de 12 a 15 mil pessoas com a doença no Brasil e quase 5 mil pessoas são diagnosticadas com ELA, anualmente, no país. Estima-se, também, que cerca de 200 mil pessoas tenham a doença no mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica e, desde 2009, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes diagnosticados com a doença.

Infografia: Karina Almeida/G1
Especialista tira dúvidas sobre esclerose lateral amiotrófica

The New Yooker Times – Notícias Internacionais
fonte: g1.globo.com revisão Urandir Martinez